19.2.10

de hoje...

escrito algures num caderno, numa aula de uma cadeira...

Ficaste só, mas no fundo sempre o foste. À parte do mundo dos outros, o teu sempre prevalece: fizeram-te de ideias fixas e não te arrependes nem um pouco. Gostas pouco de falsos sentimentos e de falsos gestos, és genuína, dizem, e orgulhaste disso. Nunca viveste num mundo encantado porque muito cedo conseguiste perceber (foi-te mostrado, forçosamente) que a vida não era igual aos livros de capa cor-de-rosa e de bonecos sorridentes, que lias quando ias dormir. Conseguiste perceber que afinal só se vive no mundo dos sonhos até uma certa idade porque, afinal de contas, aquele livro com 365 histórias por dia não retratam, de forma alguma, a vida como ela é, dia após dia. Conseguiste entender que as pessoas que te vão querer bem são poucas. Falo do querer verdadeiro, de sentimentos puros, porque aquelas que te querem o melhor hão-de ser sempre muitas mas não o sentem com o coração. Vais conseguir perceber que afinal de contas o relógio anda mais rápido do que aparenta e que, o pulso que o transporta não será sempre o teu: às vezes o teu próprio tempo é comandado pelos outros, até desconhecidos por vezes.Vais perceber que a verdade é coisa rara, que todos a trazem na boca mas não a trazem nos seus gestos ou atitudes. Vais perceber que a cada passo que dás, há alguém do outro lado da rua que te julga, que te critíca, que fala, fala demais e a quem não consegues passar despercebido mesmo que vistas uma pele transparente. Vais perceber que nem sempre que gritares te vão ouvir e que nem sempre que chorares vão estar a enchugar-te a face molhada. Não te vão questionar tantas vezes como aquelas que desejarias. Não vão ter conversa de ocasião, nem vão ser atenciosos quando precisares. Nunca vais saber quem és, onde estás e quem tens. Apenas sabes que estás sozinha e que nesta maratona quem corre és tu, independentemente do cansaço. Vais aprender a não acreditar em tudo o que te dizem porque no outro dia vais saber que tudo aquilo é diferente do que te contaram. Vais aprender que não existem regras mas que é importante jogar limpo e aqui, vais-te distinguir dos outros, porque nem todos o fazem.Vais saber estar, falar, fingir, actuar como todos fazem, contudo apenas os teus sentimentos vão estar na tua cabeça a palpitar para a necessidade da descoberta de um novo mundo, porque ao fim e ao cabo nunca vais estar satisfeita num só lugar. Vais saber jogar. Vais saber que tudo é um jogo e que, mais rápido do que pensas te vais aperceber disso.

2 comentários:

I. disse...

Nunca deixes de ser quem és. Genuína, verdadeira e sem uma necessidade de te exibires, de te achares boa demais de dares a tua a vida a conhecer por todos os corredores, quais quer que eles sejam. Sê tu própria, daquela maneira que todos adoram, sem imitações. És uma líder e todos querem seguir os teus passos, todos querem ser uma Joana, querem ser divertidos, simpáticos, sociais, querem conseguir encantar. Mas o encanto das cobras morre assim que elas mordem a sua própria língua. Morrem de inveja, morrem com o desejo de brilhar e com a vontade de arrastar multidões. Querem olhar ao espelho e dizerem "tenho o mundo aos meus pés" mas a única coisa que têm aos pés delas não são mais do que duas ferraduras de um qualquer hipomorfo do sexo feminino.
Gritam, gemem, desejam e amam chamar a atenção, no fundo todos gozam. Sim, todos gozam. Gera-se um burburinho de fundo que comenta, reprova e admira a ignorância que sempre esteve presente num pedaço de cérebro onde o mofo intoxica todas as partículas de um corpo. Sempre ouvi dizer que a "sorte de cadela" não é coisa que dura muito tempo. E quando a mascara cair, fodasse cai mesmo de vez.


Amo-te <3

mel.e.drama disse...

Falou e disse! Todos querem ser uma Joana. ESSA Joana. Mas hão-de bater muito com a cabeça até desistir.

E porque não pode haver outra de ti, não te percas. Não te percas de mim. *