2.8.11

uma review da semana de férias na costa alentejana

Nos finais de Julho, após uma sucessão de acontecimentos que prometiam arruinar esta tão desejada semana de férias, isolados do mundo e da vida real, conseguimos partir rumo a uns dias muito agradáveis e felizes com muito vento à mistura, para infelicidade nossa, mas ainda assim com um calor agradável que nos fez aproveitar o que o campismo de melhor tem para oferecer. Ficámos hospedados no Zmar, num alvéolo que logo à partida nos surpreendeu por ser grande e poder suportar várias tendas debaixo de uma sombra muito agradável, proporcionada por madeiras recicladas, que aliás é o mote para este parque (inserido numa reserva natural) - a preocupação com o meio-ambiente. Não ia com expectativas em relação ao parque mas ainda assim respondeu muito bem ao que tínhamos idealizado. Uma coisa é certa, as facilidades e o comodismo que se tem neste parque são superiores a um parque comum (talvez por ser 5 estrelas) e temos a vida facilitada em muitos obstáculos, que quando fazemos campismo podem-se tornar numa dor de cabeça. Existem casas-de-banho/balneários totalmente equipadas sendo que, alguns, inclusivé possuem secadores de cabelo, existem cozinhas comunitárias que era onde cozinhávamos a maioria das vezes devido ao vento que se fazia sentir e o que facilitou imenso a nossa vida por lá. Em todo o parque não circula dinheiro, no check-in é-nos dado um cartão onde depositamos o dinheiro que queremos, sempre que quisermos para compras, entrada nas casas de banho e cozinhas comunitárias e claro, entradas e saídas do parque. No fim, o restante dinheiro é retirado do cartão e devolvido. Ao longo da semana que lá estivemos, houve várias actividades como caminhadas fitness, workshops e as actividades para as crianças eram uma constante. 


Todos os dias depois de jantar, começámos a ir para a sala de convívio que tinha uns sofás imensamente confortáveis e pelos quais me apaixonei. Era um espaço agradável onde as pessoas conviviam e podiam ver televisão, aceder à internet, ler ou até jogar jogos de tabuleiro e cartas. Neste parque não há desculpa para estarmos sem fazer nada. A piscina era linda e muito grande. Foi onde passámos a maior parte do tempo, manhã e tarde. Tem duas piscinas, uma de ondas e outra ao ar livre. Estivemos nas duas e a experiência das ondas foi algo de muito engraçado. Junto à piscina de ondas existe também o ginásio, tem algumas máquinas onde as pessoas podem estar a exercitar-se.


O parque também tinha muitos animais: burros, ovelhas, papagaios. Nós fizemos amizade com um dos papagaios e o I. até lhe deu uma bolacha, deliciou-se toda e ficou a reclamar quando viemos embora do sítio onde se encontram. Em jeito de agradecimento disse-me "olá!". São lindos, havia dois vermelhos (que não estão na foto, deviam ser um pouco anti-sociais) e estes quatro amarelo e azuis. Os dias em que não estivemos no parque, fizemos outras coisas pela costa alentejana. Visitámos Porto-Côvo, sempre bonito como é habitual, Zambujeira do Mar, fomos a Sines e visitámos a m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a vila que é Milfontes (já disse que sou apaixonada por Milfontes?). E claro está, não se vai a Milfontes sem se ir à Mabi nem que seja só cheirar, que foi o meu caso, aqueles croissants de queijo fantásticos e aqueles gelados deliciosos. Oh vida injusta! Ver tudo a comer e eu ali a mastigar pastilhas (sem açúcar, sim).


Fizemos também uma breve visita a Odemira e a Santiago do Cacém. Tirámos um dia para visitar o Badoca Park, que foi um dia muito bem passado ainda que um bocadinho decepcionante, esperava mais do Badoca, confesso! Tem muitos animais, sim, porém depois de se visitar o Jardim Zoológico de Lisboa, acha-se um Badoca um bocadinho fraco. Contudo o Safari e o Rafting foram as actividades mais engraçadas lá! O Rafting é uma atracção que consiste numas bóias grande que flutuam em águas turbulentas, cerca de 500 metros. O Safari é exactamente um safari como conhecemos, vamos numas carruagens ver animais que andam à solta numa enorme área de floresta e aí a diversidade de animais é muito maior pelo que, uma ida ao Badoca sem fazer um Safari deve mesmo saber a pouco.


Houve um dia em que resolvemos ir à praia da Zambujeira do Mar, que, by the way, é linda mas fica muito a perder devido à temperatura da água (ai os meus ossos!). Não consegui passar da ponta do dedos e fui logo meter-me debaixo do chapéu de sol. É lógico que havia muito mais fotografias para colocar, mas isto assim não teria fim (já está pouco grande e tudo!). Sempre acompanhados de momentos engraçados, muita risada, boa disposição e um clima óptimo (tirando o vento) foi assim, de forma muito resumida, que passámos estes 5 dias (não chegou a ser uma semana) pelo Alentejo. À vinda para cá, passámos em Fátima para ir buscar o nosso Artolas e depois ainda fomos a Leiria a uma ida ao nutricionista após as minhas primeiras férias sem um desvio alimentar (três vivas a mim!). 


Claro que a vinda para cá foi muito alegre, já na companhia do nosso novo companheiro peludo. Quando fomos deixámos um brinquedo e uma saca de biscoitos à Náná que foi sempre tão querida connosco sempre que fomos ver os seus filhotes. Agora, claro, fica a saudade de voltar a ter uma semana assim tão boa e longe de tudo. Por cá vamos tentando divertir-nos de igual forma e continuar a ter fotografias bonitas para mostrar! Aqui fica o relato e umas boas férias para todos. 

1 comentário:

sophia disse...

Pelo relato parece ter sido uma semana super bem aproveitada. Que as férias continuem bem porreiras (e com menos vento)